Clarão no céu de Recife (vídeo) 15/10/2014

Segundo Leonardo Neves, da Sociedade Astronômica do Recife, o evento no céu se tratou de um bólido da chuva de meteoros orionídeos, proveniente dos rastros de pedregulhos deixados pelo Cometa Halley, vindo da direção da Costelação de Órion. O bólido é um fragmento de matéria sólida que ao penetrar na atmosfera terrestre provoca um brilho intenso seguido por um estrondo. A bólide não chega a cair, como um meteorito, e a explosão não gera riscos a população, pois, acontece a mais ou menos 60 km de altura.

Apesar do Cometa Halley só passar na Terra a cada 76 anos, os rastros deixados por ele permanecem no espaço. Por isso, todos os anos no mês de outubro, quando a Terra em seu movimento de translação passa próximo ao Sol, acontece a chuva de meteoros.

Este ano, a chuva de meteoros vai acontecer perto do equador celeste, isso significa que será igualmente visível em ambos os hemisférios norte e sul, entre os dias 15 e 29 de outubro, podendo ser visto com um pouco mais de facilidade da noite do dia 20 até a madrugada do dia 21 deste mês. No entanto, o bólido visto hoje, talvez não se repita.

http://www.diariodepernambuco.com.br/..."

Go back

No ratings yet - be the first to rate this.

Add a comment